Depois de concluída, a construção precisa passar por alguns processos antes da entrega das chaves do imóvel para o proprietário. A limpeza pós-obra é o último passo a ser seguido depois da construção ser finalizada. Somente após ela é que pode ser feita uma análise completa da qualidade dos serviços prestados.
Leia também: O que é e como projetar uma construção ecoeficiente?
É preciso entender que esse processo de higienização não é somente uma faxina, já que os materiais de construção como gesso, cimentos e tintas, geram entulhos e sujeiras de difícil remoção, sendo necessário a utilização de equipamentos, técnicas e produtos específicos. Além de assegurar o descarte correto dos resíduos.
Além disso, trata-se também de um processo importante porque possibilita que os profissionais visualizem e analisem toda a construção corretamente antes da etapa da vistoria, possibilitando até mesmo reparos emergenciais. Dessa forma, em alguns casos, a limpeza pós- obra pode acontecer mais de uma vez até que tudo esteja pronto para ser entregue.
Como garantir uma limpeza pós-obra eficiente?
Existem três etapas essenciais para uma limpeza pós-obra eficiente:
1ª etapa: Tenha um planejamento definido
As etapas da limpeza começam a ser planejadas quando a obra está sendo projetada. Os profissionais responsáveis pelo projeto precisam pensar e especificar como será feita a gestão dos resíduos gerados pela construção. Dessa forma, no pós-obra, a equipe responsável pela limpeza conseguirá fazer o descarte correto da sujeira e dos entulhos.
Alguns materiais se tornam mais difíceis de limpar com o passar do tempo, como concreto e argamassas, por isso, retirar esse tipo de sujeira ainda durante a construção é mais vantajoso.
2ª etapa: Escolha os produtos, os equipamentos e as técnicas corretas
Como a limpeza pós-obra lida com sujidades de difícil remoção, é necessário escolher produtos que possibilitem a limpeza de forma ágil e eficiente. Além disso, saber o tipo de material utilizado durante a obra é fundamental, já que alguns só saem com determinados solventes.
Além da escolha dos materiais, os equipamentos e métodos de limpeza precisam ser adequados para cada situação, pensando no tipo de sujeira e no local que ela estará.
3ª etapa: Escolha uma mão de obra especializada
Os profissionais responsáveis pela limpeza, precisam conhecer os produtos, os métodos que serão usados e saber operar os equipamentos de limpeza, já que todo esse processo acarretará diretamente na qualidade, produtividade e nos custos.
Além disso, vale ressaltar que, limpeza pós-obra e inspeção de qualidade estão diretamente ligados. A norma de desempenho NBR 15575:2013 da ABNT diz que os profissionais responsáveis pela limpeza precisam ser estimulados a encontrar problemas, principalmente aqueles ligados ao desempenho térmico e acústico do imóvel. Dessa forma, o serviço de limpeza pós-obra vai além da higiene, fazendo também parte da pré-avaliação das condições da construção.
Leia também: Gerenciamento de obra: de micro a macro processos
A Construtora Ubiratan
Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.
Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista.
Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!