O projeto arquitetônico é a materialização do conceito de uma obra. É por meio dele que as ideias deixam de ser abstratas e começam a tomar forma, ou seja, passam de um simples esboço para um desenho técnico com viabilidade de execução.
Leia também: O que é e como projetar uma construção ecoeficiente?
Com o auxílio dele é possível verificar a melhor forma de atender as necessidades do cliente ou até mesmo prever os problemas que podem aparecer durante o processo de construção. Além disso, ele permite discriminar os recursos físico-financeiros necessários para a construção.
O conhecimento técnico e o planejamento que o projeto arquitetônico leva para a obra são capazes de oferecer qualidade e valor a ela após a entrega.
Etapas do projeto arquitetônico
Atualmente, a tecnologia tem contribuído para excelentes resultados, como a maquete eletrônica, o projeto 3D e muitos softwares que permitem que o cliente passeie pela casa antes mesmo dela ser construída. Porém, existem três etapas principais para a realização de um projeto arquitetônico.
- Entrevista e elaboração do programa de necessidades
Geralmente, o projeto arquitetônico começa com uma entrevista entre o arquiteto e o cliente. É nesse momento que ele vai falar tudo o que deseja na obra, a quantidade e especificações de cada ambiente, o padrão, a expectativa de custo, o tipo de técnica construtiva e os materiais desejados.
- Anteprojeto
O anteprojeto é a primeira proposta gráfica que o arquiteto vai mostrar para o cliente, para que a partir daí sejam feitas considerações e revisões. Os desenhos podem incluir planta baixa, implantação, situação, planta de cobertura, cortes, fachadas e maquetes.
É nessa etapa que o arquiteto pode mostrar toda a sua criatividade e conhecimento técnico, indo muito além da estética. Alguns dos aspectos que precisam ser levados em consideração para a criação do anteprojeto são: análise do terreno, insolação, ventilação, ruídos, visadas, topografia e análise de legislação.
- Projeto executivo
Após todas as revisões necessárias feitas na etapa de anteprojeto, é criado o projeto executivo que possui mais detalhes técnicos. Nele estão incluídos não só os desenhos com os desejos do cliente e visões do arquiteto, mas também o Memorial descritivo, o qual indica como deverá ser executada a obra, quais materiais a serem usados, etc.
O projeto executivo é o que será usado na execução da obra e, por isso, precisa ter o máximo detalhes e de desenhos técnicos de forma a passar de maneira didática para a equipe construtora a visão do arquiteto e o desejo do cliente.
Além disso, é a partir do projeto executivo de arquitetura que são desenvolvidos os projetos de outras disciplinas, como o estrutural, o de instalações elétricas, hidráulicas etc. Isto o torna ainda mais importante, já que um projeto de arquitetura executivo mal feito impacta em todos os outros.
Leia também: Conheça as tendências do mercado da construção civil
A Construtora Ubiratan
Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.
Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista.
Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!