Independentemente do ramo, a cadeia logística é essencial para garantir o bom gerenciamento de um projeto profissional. Isso porque, o planejamento é muito importante para determinar quais atividades serão realizadas e por qual departamento. No caso da construção civil não é diferente.
Para tornar esse controle mais fácil, é possível dividir a cadeia logística em sete áreas, sendo elas: layout de canteiro, movimentação, estoque, armazenamento, distribuição, suprimentos e logística reversa. No caso do primeiro quesito, a sua função se caracteriza por permitir o gerenciamento adequado de todos os fluxos de trabalho, o que significa elaborar um planejamento prévio, solucionar problemas e propor melhorias nos processos construtivos.
Entenda agora as funções dos demais segmentos da cadeia logística
Movimentação: esse segmento atua para viabilizar os processos de movimentação, o que inclui atividades como recebimento de insumos, deslocamentos de cargas, busca por soluções relacionadas aos maquinários e entrega dos equipamentos.
Estoque: os responsáveis por essa área são essenciais para controlar a demanda e a entrega de materiais, sendo necessário evitar gastos excessivos com armazenamento. Desse modo, é recomendado que logística seja planejada para atuar apenas com o volume necessário para a execução do projeto.
Armazenamento: relacionado ao estoque, esse segmento deve priorizar que os locais de armazenamento apresentem condições adequadas para cada tipo de material. Isso significa avaliar questões ambientais, certificar-se que não ocorrerão misturas e evitar contato com fatores danosos, como a umidade. Além disso, o local deve estar próximo da construção, o que facilitará a movimentação.
Distribuição: responsável pela distribuição de materiais, ferramentas e equipamentos, essa área deve operar de acordo com as necessidades da obra. Desse modo, é preciso planejar o processo para evitar imprevistos, seja no tempo, na mão de obra ou no transporte. Para isso, é preciso planejar cada aspecto da distribuição, indo desde o armazenamento, o tipo de transporte que será utilizado até o atendimento de uma necessidade emergencial na construção.
Suprimentos: os profissionais alocados nessa área devem planejar as aquisições dos recursos necessários, seja colaboradores ou materiais. Nessa etapa também são elencados os fornecedores e definidos os métodos de transporte até o canteiro.
Logística reversa: nesse caso, é preciso que haja um planejamento para evitar que a obra seja danosa ao meio ambiente. Para isso, é necessário evitar perda de materiais e possibilitar que alguns insumos possam ser realocados em outra construção.
Leia também: Saiba como aplicar práticas mais sustentáveis na construção civil
A Construtora Ubiratan
Fundada em 1972, a Construtora Ubiratan está ligada desde o início à expansão da infraestrutura do país. Aliando o espírito empreendedor com a prestação de serviços de qualidade, a empresa se consolidou ao longo de sua história por meio da realização de obras diversas, passando desde a área da saúde, educação, segurança pública, edificações industriais e comerciais.
Com o passar dos anos, além da expansão dos serviços prestados, a Ubiratan também ampliou suas áreas de atuação, passando a ter negócios também no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de também atuar como incorporadora focando nas regiões da Grande São Paulo e litoral paulista.
Consolidada no mercado de construção civil, a Ubiratan possui como principais características a atuação em variados setores, sempre mantendo a excelência construtiva ao lado de ótimo custo-benefício. Conheça nosso perfil do Instagram, página do Facebook e LinkedIn!